Professor Cardy

web
statistics
visualizações

Elza Furtado Gomide

20/08/1925

Elza Furtado Gomide

  • Nascimento: 20/08/1925
  • País: Brasil
  • Falecimento: 26/10/2013
  • País: Brasil

Informações

Viveu 88 anos.

Nasceu em 20/08 do ano de 1925, São Paulo (Brasil).



Faleceu no dia 26/10 do ano de 2013, São Paulo (Brasil).

Elza Furtado Gomide (São Paulo, 20 de agosto de 1925 - São Paulo, 26 de outubro de 2013) foi uma matemática brasileira.

Filha do professor de matemática Cândido Gonçalves Gomide, foi aluna do seu pai no curso ginasial. Concluiu o secundário em 1941. Motivada pelas notícias sobre as pesquisas de César Lattes, resolveu estudar Física, graduando-se pela USP em 1944. Continuou na universidade, graduando-se também em Matemática um ano mais tarde. Iniciou então a carreira de professora e pesquisadora. Foi a primeira mulher Doutora em Matemática por uma instituição brasileira, no caso pela Universidade de São Paulo USP, com a tese Sobre o teorema de Artin-Weil (1950).

Eleita chefe do departamento de matemática da USP em 1968, passou a concentrar seus esforços na melhoria do ensino. Opôs-se às políticas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), como a imposição da Licenciatura em Ciências.

Já na década de 1990, participou do Fórum das Licenciaturas organizado pela USP. Ao lado de Iole de Freitas Druck, apresentou a proposta de estrutura para o curso de Licenciatura em Matemática, aprovada em 1994.



Nota Cardy Meier: Tive a honra de ter sido monitor da professora Elza em 1995 (na disciplina Álgebra Linear) no Instituto de Matemática da USP IME-USP, além de ter sido seu aluno no curso de Funções Analíticas. Sem dúvidas uma pessoa extraordinária!

fonte: Wikipedia



Lista por dia de nascimento

JANEIRO
       
FEVEREIRO
           
MARÇO
       
ABRIL
         
MAIO
       
JUNHO
         
JULHO
       
AGOSTO
       
SETEMBRO
         
OUTUBRO
       
NOVEMBRO
         
DEZEMBRO
       

Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.