web
statistics
visualizações



A multiplicação árabe, ou método da Gelosia, é muito antiga e talvez tenha surgido na Índia, pois aparece em muitos trabalhos confeccionados naquela região. Da Índia, sua trajetória seguiu por trabalhos chineses, árabes e persas. Sendo dos árabes um de seus métodos favoritos, através dos quais seguiu para a europa Ocidental.

A simplicidade de sua aplicação poderia ter se estendido até hoje - e ser de acesso comum a todos nós! Entretanto, como exige a inscrição de linhas e grades isso torna o processo menos prático (em comparação com a disposição numérica que utilizamos desde sempre na escola).

Digamos que desejamos obter o resultado do produto 63 x 41 pelo método da multiplicação árabe.

Então, siga as instruções da cardica:

1. Disponha os dois números numa tabela de modo que os algarismos dos números 63 e 41, respectivamente, ocupem a primeira linha e a última coluna, como segue:

2. As células que estão indicadas por quadrados (e uma diagonal), serão completados com o produto correspondente dos algarismos de sua coluna x linha. A diagonal servirá para separar do resultado deste produto: a dezena (indicada na parte superior) da unidade (registrada na parte inferior). Veja passo a passo:

Gelosia
Produto
6 x 4 = 24
3 x 4 = 12
6 x 1 = 06
3 x 1 = 03

3. Usaremos as diagonais para indicar somas convenientes dos algarismos obtidos, registrando no extremo inferior das tiras coloridas a unidade do resultado. Se a soma das diagonais produzir um número de dois algarismos, registra-se apenas a unidade e adiciona-se o algarismo das dezenas aos números da próxima tira.

Assim, 63 x 41 = 2.583

Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.