Professor Cardy

web
statistics



A Exposição Matemática

Convidado pela Coordenadora de Comunicação e Marketing no Colégio Palmares, Ana Lucia Bacchelli, fui conferir a maravilhosa apresentação de trabalhos dos miúdos.

Trabalhando formas e conceitos, cores e coleções, tudo foi motivo para os pequenos mostrarem sua leitura do mundo pela Matemática. Como a coordenadora do Pré e 1o Ano, Sra. Maria José Conrado, ilustrou:

Os alunos desde cedo aprendem a administrar os recursos diponíveis, do melhor modo possível.

E, realmente, os recursos materiais para a apresentação eram simples e comuns no ambiente escolar, cartolina, guache, etc. O que fez o resto foi a criatividade.

Não faltou interatividade! Nas bancadas houve a preocupação da escola em disponibilizar material para os visitantes "brincarem" com as formas e montar alguns sólidos a partir de suas planificações - além de várias sugestões de imagens para compor imagens fazendo uso do Tangram, usando as peças disponíveis nas bancadas.

Um importante aspecto da apresentação, foi a exposição dos textos explicativos para o público - que pode tomar conhecimento do que é o Tangram, entre outros, e de uma peça que eu particularmente gostei - onde a montagem foi feita compondo elementos de coleções que os alunos possuiam: botões, figurinhas e até pontas de lápis coloridos. A pigmentação, textura, formato não foram aleatórios! Foram elaborados por um complexo raciocínio analógico e que posteriormente deverão ser alimentos para um raciocínio lógico-analítico, provido em diversas formações acadêmicas ou técnicas.

O aprendizado, desde cedo, da possibilidade de usar com arte os recursos escassos para um produto final bem elaborado começa assim. Na indústria, por exemplo, a Matemática também entra para otimizar recursos e baratear a produção, melhorar a competitividade dos produtos e dos serviços brasileiros. Temas que serão estudados em Pesquisa Operacional nos cursos de Matemática Aplicada e Engenharia de Produção.

 


Melhores Escolas do Brasil

Você sabia? O Colégio Palmares completa 40 anos em agosto de 2016. É considerado uma das melhores escolas do Brasil e está no topo das escolas de São Paulo, em vários quesitos.

"O Colégio Palmares prioriza o envolvimento emocional e afetivo entre alunos, coordenadores e professores. Estimula um comportamento positivo em relação ao estudo, à vida. O currículo é abrangente e os programas são completos. Foca-se o futuro: o jovem pode construir qualquer carreira. Os resultados dos alunos nos vestibulares e no Enem são bons e compensadores."

Zilda Zerbini Toscano
Diretora

T

Tangram




O Tangram é um quebra-cabeças chinês formado por 7 peças. Essas peças são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio 1 quadrado e 1 paralelogramo. Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras.

Esse quebra-cabeças, também conhecido como jogo das 1000 peças, é utilizado pelos professores de geometria como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática e da ciência.

Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre a sua origem e o seu nascimento no mundo dos mortos. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras,de diversas formas.Segundo algumas, o nome Tangram vem da palavra inglesa "tangam", de significado "misturas" ou "desconhecidos". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "bundumocu", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "300 placas".

Wikipédia