web
statistics
visualizações



Eu disponibilizo várias calculadoras no meu site. Uma delas, que faz grande sucesso, é de Porcentagem. Noto que muitas pessoas tem dificuldades no tema e elaborei um formato bem didático para você inserir os dados, na forma de questios. Confira!


Você pode usar um super aplicativo aqui do meu site em que eu resolvo equações do 2º grau passo a passo! Tudo explicadinho! Você coloca os coeficientes e o aplicativo faz todo o resto!

O hábito de dar o nome de Bháskara para a fórmula de resolução da equação do segundo grau se estabeleceu no Brasil por volta de 1960. Esse costume aparentemente só brasileiro (não se encontra o nome de Bhaskara para essa fórmula na literatura internacional), não é adequado pois:

  • problemas que recaem numa equação do segundo grau já apareciam, há quase 4 mil anos, em textos escritos pelos babilônios. Nesses textos o que se tinha era uma receita (escrita em prosa, sem uso de símbolos) que ensina como proceder para determinar as raízes em exemplos concretos com coeficientes numéricos.
  • Até o fim do século XVI não se usava fórmula para obter raízes de uma equação do 2° grau, simplesmente porque não se representavam por letras os coeficientes de uma equação. Isso passou a ser feito a partir de François Viète, matemático francês que viveu de 1540

Mas por que logo para Bháskara?

Bhaskara (também conhecido como Bhaskaracharya) que nasceu na Índia em 1114 e viveu até cerca de 1185 foi um dos mais importantes matemáticos do século XII. As duas coleções de seus trabalhos mais conhecidos são Lilavati (A Bela) e Vijaganita (Extração de raízes), que tratam de aritmética e álgebra respectivamente, e contém numerosos problemas sobre equações lineares e quadráticas (resolvidas também com receitas em prosa), progressões aritméticas e geométricas, radicais, tríadas pitagóricas (ou ternas pitagóricas) e outros.

Six works by Bhaskaracharya are known but a seventh work, which is claimed to be by him, is thought by many historians to be a late forgery. The six works are: Lilavati (The Beautiful) which is on mathematics; Bijaganita (Seed Counting or Root Extraction) which is on algebra; the Siddhantasiromani which is in two parts, the first on mathematical astronomy with the second part on the sphere; the Vasanabhasya of Mitaksara which is Bhaskaracharya's own commentary on the Siddhantasiromani ; the Karanakutuhala (Calculation of Astronomical Wonders) or Brahmatulya which is a simplified version of the Siddhantasiromani ; and the Vivarana which is a commentary on the Shishyadhividdhidatantra of Lalla . It is the first three of these works which are the most interesting, certainly from the point of view of mathematics, and we will concentrate on the contents of these.

J J O'Connor and E F Robertson

Logo, embora não se deva negar a importância e a riqueza da obra de Bhaskara, não é correto atribuir a ele a conhecida fórmula de resolução da equação do 2° grau.

Referências:

  • RPM 39, p. 54.
  • Eves, H. Introdução à História da Matemática.
  • Boyer, C. B. História da Matemática.


Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.