Professor Cardy

web
statistics

Um ângulo externo de um polígono convexo é formado pelo prolongamento de um dos lados do polígono; o ângulo formado entre o lado estendido e o lado oposto é o ângulo externo.

Na figura a seguir, os ângulos indicados pela cor amarela são ângulo externos do triângulo `ABC` e os ângulos indicados pela cor azul são ângulo internos do triângulo `ABC`.

Em qualquer polígono convexo (tanto faz se são polígonos regulares ou irregulares) a soma dos ângulos internos depende do número de lados `n`. A equação:

`S_i = (n – 2)\cdot 180° `

Fornece para qualquer polígono convexo com `n` lados (mais do que três lados) a soma dos ângulos internos `S_i`, em graus.

Entretanto, a soma dos `n` ângulos externos é sempre uma constante: 360°. Não importando o número de lados do polígono, nem se ele é regular ou irregular (apenas é obrigatório ser convexo).

 

Veja a seguir uma "mostração" para o hexágono de que pode lhe ajudar a entender o motivo da soma das medidas dos ângulos externos ser sempre 360º. Arraste, com o auxílio do botão do mouse pressionado, as regiões dos ângulos externos do hexágono para algum local apropriado dentro do círculo

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player