web
statistics
visualizações



Um ângulo externo de um polígono convexo é formado pelo prolongamento de um dos lados do polígono; o ângulo formado entre o lado estendido e o lado oposto é o ângulo externo.

Na figura a seguir, os ângulos indicados pela cor amarela são ângulo externos do triângulo `ABC` e os ângulos indicados pela cor azul são ângulo internos do triângulo `ABC`.

Em qualquer polígono convexo (tanto faz se são polígonos regulares ou irregulares) a soma dos ângulos internos depende do número de lados `n`. A equação:

`S_i = (n – 2)*180° `

Fornece para qualquer polígono convexo com `n` lados (mais do que três lados) a soma dos ângulos internos `S_i`, em graus.

Entretanto, a soma dos `n` ângulos externos é sempre uma constante: 360°. Não importando o número de lados do polígono, nem se ele é regular ou irregular (apenas é obrigatório ser convexo).

 

Veja a seguir uma "mostração" para o hexágono de que pode lhe ajudar a entender o motivo da soma das medidas dos ângulos externos ser sempre 360º. Arraste, com o auxílio do botão do mouse pressionado, as regiões dos ângulos externos do hexágono para algum local apropriado dentro do círculo

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



1º de Maio de 2017

Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.