web
statistics
visualizações



APOIE O CANAL

O ProfCardy precisa de verba para fazer um trabalho cada vez mais bacana, e você pode ajudar. Para isso, tem a minha página no APOIA.SE e conto com a sua contribuição. Em breve a lista com os nomes dos primeiros apoiadores.

 

Nicolo Fontana Tartaglia

1500

Nicolo Fontana Tartaglia

  • Nascimento: 1500
  • País: Itália
  • Falecimento: 13/12/1557
  • País: Itália

Informações

Viveu 57 anos.

Nasceu em do ano de 1500, Brescia (Itália).



Faleceu no dia 13/12 do ano de 1557, Venice (Itália).

Tartaglia nasceu muito pobre. Tinha sete anos quando uma tropa francesa, ao saquear Brescia, irrompeu em um templo, onde grande parte da população se refugiara. Um soldado deu-lhe um golpe com um sabre no meio do rosto. Depois disso, o menino gaguejou anos a fio. Por isso os amigos o apelidaram de "Tartaglia" (tartamudo ou gago). Não conhecendo o sobrenome da família paterna, nos anos da maturidade decidiu adotar o nome que o destino lhe dera. Não conseguiu encontrar meios para aprender a ler e escrever com a ajuda de um professor, e teve de se arranjar como autodidata, até se tornar, ele próprio, um professor estimado e procurado, nas escolas de ábaco.

Tartaglia contribuiu para a matemática com a redescoberta da resolução de algumas equações cúbicas. Uma competição para resolver equações cúbicas foi organizada entre Antonio Maria Del Fiore e Tartaglia em 1535, Foi então organizado um duelo matemático, cada um deles propôs 30 problemas para serem resolvidos pelo oponente em um certo tempo pré-estabelecido. Tartaglia resolveu todos os problemas apresentados a ele, mas Fior não resolveu um único. A razão é que Fior apenas sabia resolver as equações `x^3 + px = q` com p e q positivos, que del Ferro havia lhe ensinado, enquanto que Tartaglia era capaz de resolver equações da forma `x^3 + px^2 = q`, possivelmente reduzindo ao caso precedente.

Posteriormente, envolveu-se em disputas com Girolamo Cardano, que publicou primeiro sua solução, mesmo havendo antes jurado que não o faria. Sua maior obra, Ars Magna foi publicada na Alemanha em 1545 e tornou-se o maior compêndio algébrico existente da época. A resolução de Tartaglia, com todos os detalhes, lá estava publicada! A partir daí, iniciou-se uma enorme inimizade com ásperas discussões, a disputa apenas terminou quando o discípulo de Cardano, Lodovico Ferrari, de posse da solução da equação do quarto grau, propôs questões que Tartaglia não conseguiu resolver.

Fez o "Tratado Geral dos Números e Medidas" (1556-1560), que contém regras de aritmética, álgebra, geometria e física. Publicou Travagliata inventione (1551).

fonte: Wikipedia



Lista por dia de nascimento

JANEIRO
       
FEVEREIRO
           
MARÇO
       
ABRIL
         
MAIO
       
JUNHO
         
JULHO
       
AGOSTO
       
SETEMBRO
         
OUTUBRO
       
NOVEMBRO
         
DEZEMBRO
       


Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.