Professor Cardy

web
statistics
visualizações


Exibindo os registros de 6 a 10 do total de 13 registros disponíveis.

UFU - 2008
Matemática - ÁLGEBRA - Sequências

Dois ciclistas estão em fases distintas de preparação. O técnico desses atletas elabora um planejamento de treinamento para ambos, estabelecendo o seguinte esquema:

• ciclista 1: iniciar o treinamento com 4 km de percurso e aumentar, a cada dia, 3 km a mais para serem percorridos;
• ciclista 2: iniciar o treinamento com 25 km de percurso e aumentar, a cada dia, 2 km a mais para serem percorridos.

Sabendo-se que esses ciclistas iniciam o treinamento no mesmo dia e que o término desse treinamento se dá quando os atletas percorrem a mesma distância em um mesmo dia, pode-se afirmar que ao final do treinamento o ciclista 1 percorre uma distância total, em km, de

A) 781
B) 714
C) 848
D) 915



subir

UFU - 2008
Matemática - GEOMETRIA - Geometria Plana

Considere um polígono regular de 7 lados, inscrito em uma circunferência. Fixando-se um vértice, escolhendo-se, aleatoriamente, 2 outros vértices desse polígono e, construindo com os mesmos um triângulo, pode-se afirmar que a probabilidade do centro da circunferência pertencer ao interior desse triângulo é igual a

(A) 2/5
(B) 6/25
(C) 4/5
(D) 12/35



subir

UFU - 2003
História

A respeito da história política da Argentina, a partir da segunda metade do século XX, podemos afirmar que

I - o governo de Perón, embora tivesse obtido grande respaldo popular com apelos emocionais, pelo uso da propaganda e por meio do programa social denominado justicialismo, sustentou-se também com repressão aos opositores e combate aos sindicatos livres, por meio do corporativismo.
II - a ditadura militar, nos anos 70 e 80, foi marcada por perseguições, torturas e assassinatos, provocando o desaparecimento de milhares de argentinos, além da tentativa de desviar a atenção da população da crise econômica, com a ocupação das Ilhas Malvinas.
III - o governo de Raúl Alfonsin, nos anos 80, foi marcado por um processo de redemocratização, ao conceder anistia irrestrita aos militares envolvidos com a violação dos direitos humanos e ao conseguir estabilizar a economia e controlar a inflação.
IV - as eleições de 2003, realizadas num quadro ainda crítico em termos econômicos e sociais, revelaram o grande vigor do peronismo e de suas principais bandeiras, conquistando o eleitorado por meio do combate ao neoliberalismo, e às metas do FMI, sendo seus principais instrumentos: a política de privatizações e a abertura ao capital externo.

Assinale a alternativa correta.

A) Apenas II e IV são corretas.
B) Apenas III e IV são corretas.
C) Apenas I e III são corretas.
D) Apenas I e II são corretas.



subir

UFU - 2003
História

A “Queda do Muro de Berlim” em 1989 representou para a história européia do século XX uma reformulação geral, tanto na configuração do espaço geo-político, quanto nas relações econômicas no cenário mundial.
Com relação ao significado histórico e ao simbolismo da queda do Muro, pode-se afirmar que todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO.

A) A unificação e a democratização da Alemanha propiciaram a resolução dos graves problemas econômicos e sociais, tais como desemprego, inflação e analfabetismo, que afligiam a população do lado leste; e, por outro lado, representou a “orientalização” política, disseminando fortes organizações político-partidárias de esquerda no lado oeste.
B) A queda do Muro representou um abalo geral nas estruturas administrativas da URSS e no próprio pensamento político de esquerda, o qual se viu obrigado a fazer uma revisão geral sobre os descompassos entre o “socialismo Real” e a filosofia marxista, que havia sido a inspiração revolucionária em busca da construção de uma sociedade comunista à “esquerda”.
C) A queda do Muro propiciou uma abertura política, representando maior liberdade para a imprensa, para as manifestações artísticas, para a redução dos mecanismos estatais de rígido controle da população e para uma abertura econômica aos capitais estrangeiros.
D) Entre os fatores mais importantes para desencadear a crise socialista no leste europeu, figuram as greves operárias, tal como ocorreu na Polônia a partir da constituição do movimento sindical autônomo, o Solidariedade, e pelas crescentes manifestações, comícios e passeatas por melhores condições de vida e liberdade política.



subir

UFU - 2003
História

Em relação aos processos de Independência das Américas Espanhola e Portuguesa, assinale a alternativa correta.

A) Os dois principais líderes dos movimentos emancipacionistas, Simón Bolívar e José de San Martín, tinham em comum a origem popular, propiciando a condução unificada das independências e instalação de regimes republicanos que romperam com as estruturas coloniais.
B) A independência da Argentina foi um exemplo típico de manutenção da influência dos caudilhos, líderes da oligarquia rural e grandes pecuaristas, enquanto a do Haiti, um dos países mais pobres da América Central, ex-colônia francesa, foi realizada com a participação maciça de negros, defendendo a liberdade, igualdade e o direito à propriedade de terras.
C) A vinda da família real portuguesa para o Brasil proporcionou o fortalecimento dos laços coloniais entre Brasil e Portugal, por meio da decretação da Abertura dos Portos e da assinatura dos tratados comerciais de 1810 com a Inglaterra, os quais impediram a afirmação de uma economia colonial autônoma.
D) A vitória obtida nos processos de independência do Paraguai e México propiciou um distanciamento das ex-colônias espanholas da influência inglesa, assim como sua aproximação com os Estados Unidos, concretizando o sonho do Pan-americanismo dos libertadores, expresso no lema: “ A América para os Americanos”.



subir


Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.




Ferramentas para professores ou estudantes

Maratona Enem

Uma bateria de questões do ENEM para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Gerador de Provas

Coloque os critérios para montar a sua prova escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.

Gerador de Simulados

Coloque os critérios para montar o seu simulado, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.



Maratonas de Estudos

Maratona Raciocínio Quantitativo

Uma bateria de questões que comparam quantidades que estimulam o raciocínio de comparação e percepção visual. Baseado em exames internacionais como o GRE Graduate Record Examination.

Maratona Enem (com ajuda)

Uma bateria de questões do ENEM que apresentam as resoluções para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Maratona Raciocínio Lógico

Uma bateria de questões de lógica ou de raciocínio lógico-dedutivo. Envolve alguns conceitos de álgebra e geometria, mas sem tanta ênfase em partes específicas da matemática.

Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho