Exibindo os registros de 1 a 5 do total de 43 registros disponíveis.

ENEM - 2014
Matemática - ÁLGEBRA - Porcentagem

No Brasil, o consumo de água por pessoa chega, em média, a 200 litros por dia. O quadro mostra sugestões de consumo moderado de água por pessoa, em algumas atividades.

Atividade
Consumo total de água na atividade (em litros)
Tomar banho 
`24,0`
Dar descarga 
`18,0`
Lavar as mãos 
`3,2`
Escovar os dentes 
`2,4`
Beber e cozinhar 
`22,0`


Se cada brasileiro adotar o consumo de água indicado no quadro, mantendo o mesmo consumo nas demais atividades, então economizará diariamente, em média, em litros de água,

A) `30,0`

B) `69,6`

C) `100,4`

D) `130,4`

E) `170,0`



subir

FUVEST -
Matemática - ÁLGEBRA - Porcentagem

A porcentagem de fumantes de uma cidade é de 32%. Se 3 em cada 11 fumantes deixarem de fumar, o número de fumantes ficará reduzido a 12800. Calcule

a) o número de fumantes da cidade

b) o numero de habitantes da cidade



subir

ENEM - 2011
Matemática - ÁLGEBRA - Porcentagem

O Índice de Massa Corporal (IMC) é largamente utilizado há cerca de 200 anos, mas esse cálculo representa muito mais a corpulência que a adiposidade, uma vez que indivíduos musculosos e obesos podem apresentar o mesmo IMC. Uma nova pesquisa aponta o Índice de Adiposidade Corporal (IAC) como uma alternativa mais fidedigna para quantificar a gordura corporal, utilizando a medida do quadril e a altura. A figura mostra como calcular essas medidas, sabendo-se que, em mulheres, a adiposidade normal está entre 19% e 26%.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 24 abr. 2011 (adaptado).

Uma jovem com IMC = 20 `\text{kg/}m^2`, 100 cm de circunferência dos quadris e 60 kg de massa corpórea resolveu averiguar seu IAC. Para se enquadrar aos níveis de normalidade de gordura corporal, a atitude adequada que essa jovem deve ter diante da nova medida é (Use `\sqrt{3} = 1,7` e `\sqrt{1,7} = 1,3`)

A) reduzir seu excesso de gordura em cerca de 1%.

B) reduzir seu excesso de gordura em cerca de 27%.

C) manter seus níveis atuais de gordura.

D) aumentar seu nível de gordura em cerca de 1%.

E) aumentar seu nível de gordura em cerca de 27%.



subir

ENEM - 2011
Matemática - ÁLGEBRA - Porcentagem

Em março de 2010, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) reajustou os valores de bolsas de estudo concedidas a alunos de iniciação científica, que passaram a receber RS 360,00 mensais, um aumento de 20% com relação ao que era pago até então. O órgão concedia 29 mil bolsas de iniciação científica até 2009, e esse número aumentou em 48% em 2010.

O Globo. 11 mar. 2010

Caso o CNPq decidisse não aumentar o valor dos pagamentos aos bolsistas, utilizando o montante destinado a tal aumento para incrementar ainda mais o número de bolsas de iniciação científica no país, quantas bolsas a mais que em 2009, aproximadamente, poderiam ser oferecidas em 2010?

a) 5,8 mil
b) 13,9 mil
c) 22,5 mil
d) 51,5 mil
e) 94,4 mil



subir

ENEM - 2010
Matemática - ÁLGEBRA - Porcentagem

Um médico está estudando um novo medicamento que combate um tipo de câncer em estágios avançados. Porém, devido ao forte efeito dos seus componentes, a cada dose administrada há uma chance de 10% de que o paciente sofra algum dos efeitos colaterais observados no estudo, tais como dores de cabeça, vômitos ou mesmo agravamento dos sintomas da doença. O médico oferece tratamentos compostos por 3, 4, 6, 8 ou 10 doses do medicamento, de acordo com o risco que o paciente pretende assumir.

Se um paciente considera aceitável um risco de até 35% de chances de que ocorra algum dos efeitos colaterais durante o tratamento, qual é o maior número admissível de doses para esse paciente?

A) 3 doses.
B) 4 doses.
C) 6 doses.
D) 8 doses.
E) 10 doses.



subir

Comentários

Ferramentas para professores ou estudantes

Gerador de Listas

Coloque os critérios para montar a sua lista personalizada de exercícios escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua lista personalizada.

Gerador de Provas

Coloque os critérios para montar a sua prova escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.

Gerador de Simulados

Coloque os critérios para montar o seu simulado, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.



Número de questões
10/simulado
  • Teoria de Resposta ao Item
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Teoria de Resposta ao Item
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Teoria de Resposta ao Item
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Teoria de Resposta ao Item
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho