Professor Cardy

web
statistics
visualizações

dificuldade

O sistema de porto único era sensível à manipulação externa: estrangeiros dominavam o comércio colonial antecipando créditos e bens e exportando através dos mercadores nacionais, freqüentemente em navios estrangeiros. A acumulação da prata e o seu controle atraíam os recursos da economia espanhola e determinavam, em boa parte, os seus gastos administrativos.

Assinale a alternativa que explica melhor a decadência espanhola, no final do século XVII.

(A) Ao invés de ser aplicada na economia interna, a prata espanhola serviu para corrigir o balanço com o comércio estrangeiro, fornecedor de 90% das importações para as colônias e de boa parte do consumo peninsular.
(B) Os gastos com as guerras só foram superados devido aos meios de controle do seu comércio colonial, como os comboios e frotas.
(C) O sistema de porto único era parte integrante da prática mercantilista espanhola, fortemente centrada nas manufaturas nacionais.
(D) A decadência espanhola deveu-se mais aos gastos com a desastrada intervenção em Portugal, para obter a União Ibérica, do que a preços e negócios.
(E) A Espanha, devido ao domínio de jazidas argentíferas na América e ao sistema de porto único, pôde capitalizar-se para desenvolver agricultura e indústria.

Avalie a dificuldade do Exercício

Pesadelo Pesadelo
Difícil
Pesadelo
Normal
Pesadelo
Fácil
Pesadelo
Fraquinho
Pesadelo

Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.




Ferramentas para professores ou estudantes

Maratona Enem

Uma bateria de questões do ENEM para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Gerador de Provas

Coloque os critérios para montar a sua prova escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.

Gerador de Simulados

Coloque os critérios para montar o seu simulado, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.



Maratonas de Estudos

Maratona Raciocínio Quantitativo

Uma bateria de questões que comparam quantidades que estimulam o raciocínio de comparação e percepção visual. Baseado em exames internacionais como o GRE Graduate Record Examination.

Maratona Enem (com ajuda)

Uma bateria de questões do ENEM que apresentam as resoluções para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Maratona Raciocínio Lógico

Uma bateria de questões de lógica ou de raciocínio lógico-dedutivo. Envolve alguns conceitos de álgebra e geometria, mas sem tanta ênfase em partes específicas da matemática.

Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho