web
statistics
visualizações



APOIE O CANAL

O ProfCardy precisa de verba para fazer um trabalho cada vez mais bacana, e você pode ajudar. Para isso, tem a minha página no APOIA.SE e conto com a sua contribuição. Em breve a lista com os nomes dos primeiros apoiadores.

 

dificuldade

Num processo em que era acusado e a multido ateniense atuava como juiz, Demstenes [orador poltico, 384-322 a.C.] jogou na cara do adversrio [tambm um orador poltico] as seguintes crticas: Sou melhor que squines e mais bem nascido; no gostaria de dar a impresso de insultar a pobreza, mas devo dizer que meu quinho foi, quando criana, freqentar boas escolas e ter bastante fortuna para que a necessidade no me obrigasse a trabalhos vergonhosos. Tu, squines, foi teu destino, quando criana, varrer como um escravo a sala de aula onde teu pai lecionava. Demstenes ganhou triunfalmente o processo.
Paul Veyne, Histria da Vida Privada, I, 1992.

A fala de Demstenes expressa a

a) transformao poltica que fez Atenas retornar ao regime aristocrtico depois de derrotar Esparta na Guerra do Peloponeso.
b) continuidade dos mesmos valores sociais igualitrios que marcaram Atenas a partir do momento em que se tornou uma democracia.
c) valorizao da independncia econmica e do cio, imperante no s em Atenas, mas em todo o mundo grego antigo.
d) decadncia moral de Atenas, depois que o poder poltico na cidade passou a ser exercido pelo partido conservador.
e) crtica ao princpio da igualdade entre os cidados, mesmo quando a democracia era a forma de governo dominante em Atenas.

Avalie a dificuldade do Exercício

Pesadelo Pesadelo
Difícil
Pesadelo
Normal
Pesadelo
Fácil
Pesadelo
Fraquinho
Pesadelo


Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.




Ferramentas para professores ou estudantes

Maratona Enem

Uma bateria de questões do ENEM para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Gerador de Provas

Coloque os critérios para montar a sua prova escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.

Gerador de Simulados

Coloque os critérios para montar o seu simulado, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.



Maratonas de Estudos

Maratona Raciocínio Quantitativo

Uma bateria de questões que comparam quantidades que estimulam o raciocínio de comparação e percepção visual. Baseado em exames internacionais como o GRE Graduate Record Examination.

Maratona Enem (com ajuda)

Uma bateria de questões do ENEM que apresentam as resoluções para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Maratona Raciocínio Lógico

Uma bateria de questões de lógica ou de raciocínio lógico-dedutivo. Envolve alguns conceitos de álgebra e geometria, mas sem tanta ênfase em partes específicas da matemática.

Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho