web
statistics
visualizações



Um mundo de palavras para as casas das palavras

Eu adoro livros e ler.

Muitas vezes eu tive curiosidade sobre os livros em si - acabei tomando conhecimento de termos que são usados neste universo e gostaria de compartilhar.

Você sabe o significado das palavras abaixo? Elas fazem parte do dia-a-dia do mundo dos livros, dos escritores, das livrarias e editoras. Aprenda e fique por dentro!

Os jargões

1x1 (uma por uma) : refere-se à impressão em uma cor dos dois lados do papel. O miolo (ou seja, as páginas internas) de um livro costuma ser em uma por uma, visto que cada folha é impressa dos dois lados e apenas em preto.

4x0 (quatro por zero): é a impressão em quatro cores de um lado do papel e nenhuma cor do outro. Em geral usa-se essa impressão nas capas dos livros. No interior as capas são brancas e apresentam quatro cores (azul, magenta, amarelo e preto) do lado de fora. Mas há muitas outras combinações possíveis - 4x1 ou 4x4.

ABNT: Associação Brasileira das Normas Técnicas. É o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

ABEU: Associação Brasileira das Editoras Universitárias. A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), criada 02-08-1987 e constituídas pelas editoras de instituições de ensino superior que a ela se filiarem, é sociedade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, com foro na cidade de Brasília - DF, e sede executiva no domicílio do Presidente.

Alfabeto: Há cerca de 4 milhões de anos os seres humanos nascem e morrem. Há 6 mil anos eles escrevem. O sistema de escrita mais antigo é o cuneiforme sumério e os hieróglifos egípcios. Depois destes sucedeu, na Mesopotâmia, para facilitar as atividades agrícolas e comerciais, o primeiro registro de alfabeto de que temos conhecimento. A invenção do alfabeto é atribuida aos fenícios: por volta do ano 1000 a.C. os quais, utilizando a abstração alfabética, isto é, substituindo cada som por uma letra, formaram o primeiro alfabeto da História. Como eram comerciantes e navegadores, seu alfabeto se difundiu rapidamente entre os povos do Mediterrâneo: o aramaico, o hebraico, o copta, o árabe e o grego têm aí sua origem. A escrita grega levou à origem do etrusco e este do latim, que por sua vez originou o português. Foi a introdução da escrita alfabética que trouxe a democratização do conhecimento, antes privilégio de escribas e membros da realeza.

Alexandria: cidade da mais famosa biblioteca da Antiguidade, organizada no século III a.C.

Alfarrábio: Livro antigo ou velho e de pouco préstimo, ou valioso por ser antigo.

Batida de emenda: este é o trabalho do revisor. Ele confere se as mudanças feitas na primeira prova foram cumpridas pelo paginador.

Best-seller: termo em inglês que significa campeão de vendas, ou "mais vendido".

Bibliófilo: é o nome dado à pessoa que tem amor pelo livro ou é um colecionador de livros.

Boneca: a primeira impressão do livro, apenas uma prova em folhas, sem o qualquer acabamento.

Brochura: livro de capa mole. O tipo mais comum de livro. Em inglês se diz "paperback".

Buquinar: Procurar livros em sebos.

Cabeço: título do livro ou do capítulo (por convenção, nas páginas ímpares) e nome do autor (nas pares). Usa-se para orientar ao leitor em que capítulo está.

Caixa alta: letra maíuscula. Dá-se esse nome desde os tempos da composição das letras com chumbo, quando as letras eram impressas a partir de caixas e as maíusculas ficavam dispostas mais ao alto do que as minúsculas.

Caixa baixa: letra minúscula.

Calendário do Livro: 29 de outubro - Dia Nacional do Livro; 23 de abril - Dia Mundial do Livro; 18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil; 2 de abril - Dia Mundial do Livro Infantil; 14 de Março - Dia do Vendedor de Livro.

Câmara Brasileira do Livro: A Câmara Brasileira do Livro (CBL), fundada em 20 de setembro de 1946, tem como principal objetivo promover o livro e estimular a leitura no País. Com mais de 400 associados, reunindo editores, livreiros, distribuidores e crediaristas, a entidade mantém uma série de atividades e eventos, como meios para difundir a produção editorial brasileira.

Capista: pessoa responsável pela arte da capa do livro.

Catatau: dá-se este simpático nome aos livros muito grossos, com muitas páginas.

Catálogo: lista completa dos títulos lançados por uma editora, além das previsões de lançamentos.

Códice ou codex: conjunto de folhas escritas a mão em materiais como o papiro ou pergaminho. A palavra é de origem latina e quer dizer "tronco, raíz", o que confirma a origem vegetal dos materiais utilizados.

Co-edição: edição realizada mediante convênio entre editoras.

Colofão: do grego kolophon; significa final, término. Dá-se o nome de colofão à página ao final do livro onde encontram-se os nomes do autor, tradutor, editora e data de impressão.

Código de barras: é o número de ISBN, ou de identificação dos livros, convertido em barras de leitura ótica. É fundamental para organizar os livros numa livraria e numa editora.

Composição: função do diagramador de converter o arquivo do texto escrito pelo autor para um programa determinado de paginação. Os programas mais utilizados são: Quark (Macintosh), Page Maker (PC).

Conselho editorial: grupo de intelectuais ou pessoas qualificadas para a seleção de títulos a serem editados por uma editora.

Consignação: é o ato de uma livraria tomar emprestado um livro, sem remunerar a editora ou o autor, a título de disponibilizar o livro na livraria para venda. Quando iniciam-se as vendas, a editora é remunerada e o autor também. As livrarias e distribuidores, em geral, retêm 50% do preço de capa do livro.

Contracapa ou quarta capa: o verso de um livro. Tem o nome de "quarta capa" porque a primeira é a capa, o outro lado da capa é o segundo; o terceiro é a parte branca da contracapa - a qual é a quarta.

Copydesk: termo em inglês que quer dizer quando o original de um autor é preparado.

Copyright: termo em inglês que significa "direitos de reprodução". Os direitos são da editora ou do autor ou de alguma outra empresa ou instituição.

Corpo: tamanho da letra.

Créditos: dá-se os créditos para toda equipe de composição de um livro. Por exemplo: indicação do nome do tradutor, organizador, redator, co-autor, são, obrigatoriamente, creditados.

Diagramação: atividade do diagramador que, a partir de um programa de paginação, dispõe o texto na página de uma maneira estética, organizada e fácil de de ler. Um bom diagramador, além desssas noções, deve saber como se livrar de problemas como "viúvas" e "forcas".

Domínio público: as obras que estão em domínio público são aquelas cujo autor já faleceu há 70 anos. Ou seja, para uma obra estar em domínio público no ano de 2001 ela deve ter sido publicada em 1931. Estas obras já não pertencem a nenhuma instituição ou empresa particular e não há mais política de detenção de direitos autorais sobre as obras do autor.

E-Book: termo em inglês que significa "eletronic book" ou livro eletrônico (e-livro).

Edição: todo o trabalho de composição do conteúdo do livro, de acordo com o autor ou adaptando-se, por exemplo, às exigências da editora ou do mercado.

Editorialista: pessoa que escreve o editorial dum órgão de imprensa.

E-livro: ou livro eletrônico é a versão digital de um livro impresso em papel.

Exemplar: cópia individual de um livro. Em média, os livros, no Brasil, têm uma tiragem de 3,000 (três mil) exemplares por ano; ou seja, vendem, em média, 3,000 exemplares ou cópias.

Feira de Frankfurt: a mais importante feira mundial de editoras. Acontece todos os anos em outubro, na cidade de Frankfurt, na Alemanha.

Ficha catalográfica: Documento fornecido pela CBL, ou Câmara Brasileira do Livro. A editora ou autor requer a ficha para a CBL e paga uma taxa. Essa ficha é útil apra as biblitotecas catalogarem o livro em seus sistemas.

Fotolito: é o filme gerado a partir do arquivo de um livro que passou por todas as etapas e já pode ir para a gráfica ou impressão.

Ghostwriter: termo em inglês que designa o "escritor fantasma", ou seja, aquele profissional tem prática em escrever e ajuda o autor a redigir o livro de maneira profissional. Pode ou não ser mencionado nos créditos como um co-autor.

Grafocentrismo: característica da sociedade moderna em conferir extremo valor ético, jurídico e moral a tudo o que é escrito.

Gramatura: peso do papel em gramas por metro quadrado.

Gutenberg: Johann Gensfleisch zum Gutenberg. Nascido em 1400 na Mogúncia, Alemanha. Inventor da impressão com caracteres móveis, ou seja, a reprodução mecânica de livros, a qual possibilitou a industrialização, ou produção em larga escala dos livros. Gutenberg é conhecido como pai da Imprensa. Teve sócios capitalistas que acreditavam na sua idéia, como Fust; e Shoffer, um calígrafo e copista. Morreu pobre em 3-02-1468. (Os chineses já haviam inventado os tipos móveis bem antes e Gutenberg, mas como não houve disseminação em larga escala da cultura da impressão na China, convenciona-se atribuir a massificação da imprensa a Gutenberg.)

ISBN: siglas em inglês que significam "International Standard Book Number" ou número padrão internacional dos livros. É um número de identificação dos livros. Cada país tem o seu; o Brasil é o 85. A ordem correta indica: o número do país, seguido do da editora e do número específico da obra. Visite o site. Mais informações, aqui.

Itálico: estilo de letra que aparece "deitada", para destacar nomes de pessoas, de obras ou palavra em língua estrangeira. Por exemplo: itálico.

Linha editorial: é o perfil de publicações que são recorrentes de uma editora. Por exemplo: quando uma editora lança muitos livros só de filosofia ou só de história, etc.

Lombada: a lateral quadrada ou espinha do livro, que fica entre a capa e a contracapa. Pode ser quadrada (mais comun em brochuras); abaulada ou arredondada (mais usada em capas duras). Nela aparece o nome e o logotipo da editora, o título do livro e nome do autor. No Brasil a norma é situar essas informações de baixo para cima. Nos EUA a norma é ao contrário, de cima para baixo.

Lombada canoa: é a lombada das revistas, na qual não há como escrever nada pois é grampeada no meio. Também recebe o nome de "grampo a cavalo".

Manuscrito: termo latino - manus, mão; scriptus, escrito. Papel ou livro escrito a mão que contém anotações, rasuras, com a própria letra do autor. Se pertencer a um autor famoso, adquire alto valor como obra rara. Os primeiros livro impressos imitavam os manuscritos em formato externo e também as letras do texto imitavam a caligrafia dos manuscritos.

Mercado editorial: Segundo estudos da Câmara Brasileira do Livro, o mercado brasileiro edita cerca de 45 mil títulos por ano, vende 335 milhões de exemplares e movimenta mais de 2 bilhões de reais. O mercado editorial americano movimenta 50 bilhões de reais em livros.

Monteiro Lobato, José Bento: Escritor e empresário. Nasceu em Taubaté, forma-se na Faculdade de Direito de São Paulo, exercendo a profissão como promotor público. Inicia em 1918 sua carreira de escritor publicando o livro de estréia, "Urupês", em que expõe a miséria do lavrador brasileiro. Depois vem a obra consagradora: "Sítio do Picapau Amarelo", inugurando a literatura infantil brasileira. Personalidade influente na vida do país e entusiasmado com o progresso dos EUA, publica a obra "América" e "O escândalo do Petróleo", onde faz duras críticas à crise energética. Em consequência disso é preso por três meses. Fundou a Companhia Editora Nacional e praticamente consolidou a indústria editorial no país.

Miolo: conjunto das páginas que formam o livro, menos a capa.

Negrito: letra destacada com cor negra ou mais grossa que o restante do texto. É utilizada em citações de livros, palavras estrangeiras, títulos e subtítulos.

Olho: primeira página do livro; apresenta, em geral, o título do livro.

Orelha: continuação da primeira e quarta capa, que é dobrada para dentro do livro e na qual se encontra uma breve biografia do autor ou uma apresentação do livro.

Opacidade: indica o grau de não-transparência do papel. Quanto mais opaco, melhor será a impressão do livro.

Original: é o texto entregue pelo autor, sem estar revisado. Pode ser um manuscrito ou um arquivo digital.

pBook: abreviação para "paper-book" ou "livro de papel". O termo aparece em contraste com "eBook" ou "livro eletrônico".

Paginação: é a tarefa de organizar o texto numa página. Pode ser usado como sinônimo de diagramação.

Palimpsestos: manuscrito em pergaminho que, devido a escassez deste material e seu preço elevado, os copistas da Idade Média raspavam e reutilizavam. Muitos clássicos foram perdidos devido a essa prática.

Papel cuchê: papel com tratamento especial de cargas minerais, indicado para impressão de ilustrações.

Pérgamo: como o próprio nome diz, trata-se da cidade aonde surgiu o pergaminho, que era produto de uma técnica de aproveitamente da pele de carneiro. Notabilizou-se também pela biblioteca e pela escola de gramática nela situada.

Preço de capa: é o preço sugerido pela editora para ser vendido ao consumidor final.

Prêmio Camões: instituído em 1989, o prêmio tem o patrocínio dos governos de Portugal e Brasil e é entregue a um escritor que se expressa em português e, como isso, contribui para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua. O vencedor recebe 100 mil dólares. O júri é formado por seis escritores, três brasileiros e três portugueses.

Prêmio Jabuti: mais importante prêmio da literatura brasileira, concedido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, desde 1959. Compõe-se de um júri de escritores associados à CBL e só concorrem os livros de editoras também associadas à Câmara. São escolhidos os livros do ano - um de ficção e outro de não-ficção - e o vencedor ganha um prêmio de 10 mil reais. Há também duas premiações especiais: autor revelação (de livros infantis) e e ao amigo do livro (pessoa ou instituição que se destaca na promoção ou divulgaçao do livro). A cerimônia de entrega acontece nas Bienais do Rio e São Paulo. Para saber mais, clique aqui.

Prova: quando o original já foi diagramado mas ainda não foi impresso.

Reader: palavra em inglês que significa "leitor". Designa o software que é utilizado para ler livros digitais. Exemplo: Acrobat Reader e Microsot Reader são os "readers" mais utilizados da Internet.

Reading Device: ou veículo de leitura. O Pocket PC (computador de bolso) ou o Palm são veículos de leitura de e-livros. Por serem portáteis, tornam o livro eletrônico também um produto portátil.

Real Mesa Censória: órgão de censura criado por Pombal à época da Inquisição, em 1768. Além de perseguir judeus, protestantes, feiticeiras, astrólogos, a Inquisição também perseguiu livros, que eram queimados e rasgados em autos-de-fé (solenidade inquisitorial em que se aplicava o suplício do fogo).

Reedição: uma reedição ocorre quando um livro é alterado em seu conteúdo; termos, trechos ou capítulos são acrescidos, mudando o conteúdo da primeira edição e configurando uma segunda edição e assim sucessivamente, sempre que há alguma alteração ou atualização.

Reimpressão: nome dado à tiragem posterior à primeira edição. Caracteriza-se pelo reprodução do livro sem alterar o conteúdo.

Reprográfico: relativo às formas não tradicionais de impressão: fotocópias, eletrocópia, termocópia, microfilmagem, heliografia, xerografia, etc.

Rodes: cidade que, no primeiro século da era cristã, se afirma como a grande `cidade universitária` e referência de centro de estudos para gregos e romanos. É em Rodes que Dioníso Trácio escreve a primeira gramática grega.

Sebo: Livraria onde se vende livros usados.

Sindicato Nacional dos editores de livro: O Sindicato Nacional dos Editores de Livros é uma sociedade civil que tem como finalidades o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, bem como a proteção e a representação legal da categoria econômica de editores de livros e publicações culturais com base territorial em todo o país.

Tipografia: Arte que compreende as várias operações conducentes à impressão dos textos, desde a criação dos caracteres à sua composição e impressão, de modo que resulte num produto gráfico ao mesmo tempo adequado, legível e agradável. (Fonte: Dic. Aurélio.)



1º de Maio de 2017

Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.