web
statistics
visualizações



São a mesma coisa!

Há uma linha pseudo-didática a pregar que estes dois tipos de sólidos devem ser diferenciados, especificando que os Poliedros de Platão aceitam faces irregulares.

Platão com os seus estudos (livro Timeu) dos corpos perfeitos (regulares) e a inscrição nas esferas iria ficar abismado! Vale a pena consultar "Introdução à História da Matemática" - H. Eves (Unicamp) que também orienta essa temática; além da coleção da Sociedade Brasileira de Matemática SBM ("A Matemática no Ensino Médio" volume 2 - Elon Lages Lima, Augusto César Morgado e outros). Livros em inglês estão no pé da página para consulta.

Já vi textos registrando aberrações como "Poliedros de Platão Regulares", "Isso vale apenas para Poliedros de Platão não irregulares", etc.

Insisto:

Poliedro de Platão = Poliedro Regular

Lembre-se que um poliedro convexo é regular quando todas as faces são polígonos regulares iguais (congruentes entre si) e em todos os vértices concorrem o mesmo número de arestas.

São cinco Poliedros de Platão ou Poliedros Regulares:

Tetraedro Regular (4 faces triangulares)
Hexaedro Regular (6 faces quadrangulares)
Octaedro Regular (8 faces triangulares)
Dodecaedro Regular (12 faces pentagonais)
Icosaedro Regular (20 faces triangulares)

Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.