Sim. Zero é par porque todo número inteiro que pode ser escrito na forma 2n (n inteiro) é par.

Em outras palavras, um número inteiro é par se for o dobro de um número inteiro. 0 é o dobro de 0, não tem problema que ele seja o dobro dele mesmo.

Além disso, os números inteiros - quando ordenados em ordem crescente - tem os pares e ímpares se revezando. Repare na ilustração:

-2 é par porque é o dobro de (-1)

-30 é par porque é o dobro de (-15)

0 é par porque é o dobro de 0

100 é par porque é o dobro de 50

Zero é par pela definição de número par. É muito freqüente alunos acharem que zero não é par por dois caminhos comuns:

A) pensam no fato físico de "formar pares" ou "formar casais" de objetos - nessa linha de raciocínio coloquial acreditam que zero não é par porque não forma casal... É uma imprecisão de conceito já que a definição de número par está baseada na formação de dobro de inteiros. São pares {..., -10,-8,-6,-4, -2, 0, 2, 4, 6, 8, ....}.

B) Zero é neutro. Tome cuidado porque "neutralidade" depende a que se refere! Zero é elemento neutro na soma e isso apenas significa que dado qualquer número a, sempre é verdade: a + 0 = 0 + a = a. Neste contexto, a neutralidade do zero na soma em nada o desclassifica para ter algumas qualidades e pertencer a conjuntos numéricos bem definidos. Como, por exemplo, zero é elemento neutro na soma mas ele não deixa de ser um número natural, não deixa de ser par, etc.

Reforço 1. Lembra daquela regrinha do fundamental, bem simplificada: "um número é par se terminar por algarismo par"? Se o zero não for par, como ficam os números 10, 200, 9860? Deixam de ser pares?

Reforço 2. No universo inteiro, ser ÍMPAR significa ser "Não Par" (assim como ilógico é ser não lógico, irracional, ser não racional...). Portanto se zero não é par, então zero é ímpar - essa não tem como aceitar de nenhum modo, não é!?

Avalie esta página

Muito Supimpa Pesadelo

Supimpa
Pesadelo

Normal
Pesadelo

Mequetrefe
Pesadelo
Muito Mequetrefe
Pesadelo

Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo . Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.