Professor Cardy

web
statistics
visualizações

Richard Courant

08/01/1888

Richard Courant

  • Nascimento: 08/01/1888
  • País: Polônia
  • Falecimento: 27/01/1972
  • País: Estados Unidos

Informações

Viveu 84 anos.

Nasceu em 08/01 do ano de 1888, Lubliniec (Polônia).



Faleceu no dia 27/01 do ano de 1972, Nova York (Estados Unidos).

Richard Courant (Lubliniec, 8 de janeiro de 1888 — Nova Iorque, 27 de janeiro de 1972) foi um matemático do século XX. Filho mais velho de Siegmund Courant e Martha Freund, Courant pertencia a uma família de judeus. Suas pesquisas concentraram-se nas áreas de análise real, física matemática e equações diferenciais parciais, além de ser autor de excelentes livros didáticos utilizados por gerações de físicos e matemáticos.

Ainda criança, muda-se para Breslau onde inicia seus estudos ginasiais. Ali revela gosto pelas ciências, sobretudo pela física. Quando sua família se muda para Berlim, em 1902, o jovem Courant permanece naquela cidade, aprofundando seus estudos. Em 1904, presta exame de admissão na universidade local, sendo reprovado por desempenho insuficiente em matemática. No ano seguinte, consegue ser aprovado e inicia seus estudos superiores. Em 1907, muda-se para Zurique e, em seguida, para Göttingen. Nesta, estuda física-matemática com o eminente matemático David Hilbert, de quem logo se torna assistente, obtendo o título de doutor, em 1910.

Em 1912, torna-se professor de matemática em Göttingen e, em 1919, assume a condição de privatdozent. Em 1920, após uma breve passagem pela universidade de Münster, funda o instituto de matemática da universidade de Göttingen, chefiando-o no período 1928-33. Social-democrata e de origem judia, Courant é perseguido pelos nazistas e, em 1933, refugia-se em Cambridge, Inglaterra, onde atua como professor visitante. Em 1936, muda-se para os Estados Unidos, fundando o instituto de matemática aplicada da Universidade de Nova Iorque, centro onde desenvolveria a maior parte de sua carreira.

Em seu livro Methoden der mathematischen Physik (1924), escrito em co-autoria com David Hilbert, Courant expôs as bases para o uso da computação na resolução numérica de problemas da física. Neste mesmo livro, em uma nota de rodapé, expõe pela primeira vez o que na década de 1960 seria conhecido como método dos elementos finitos, procedimento computacional para a solução numérica de equações diferenciais parciais.

Courant também escreveu Differential and Integral Calculus (1934), um dos mais importantes livros didáticos sobre cálculo e análise real do século XX, largamente utilizado como livro-texto em centros de excelência no ensino da matéria.

Escreveu ainda, em colaboração com o topologista Herbert Robbins, What is Mathematics (1941), uma tentativa de popularização dos métodos e conceitos fundamentais da matemática, livro que logrou um grande sucesso editorial.

Richard Courant notabilizou-se pelo seu espírito carismático, grande senso de administração acadêmica e habilidade na orientação de novos talentos. Em 1964, o instituto de matemática aplicada da universidade de Nova Iorque foi rebatizado como Instituto Courant de Ciências Matemáticas.

Faleceu em 1972, vitimado por um derrame cerebral.

fonte: Wikipedia



Lista por dia de nascimento

JANEIRO
       
FEVEREIRO
           
MARÇO
       
ABRIL
         
MAIO
       
JUNHO
         
JULHO
       
AGOSTO
       
SETEMBRO
         
OUTUBRO
       
NOVEMBRO
         
DEZEMBRO
       

Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.