web
statistics
visualizações

Este desafio recebeu 184 avaliações



Um explorador anda um quilômetro para o sul, um quilômetro para o leste e um quilômetro para o norte. Para sua surpresa ele percebe que, curiosamente, havia retornado exatamente ao seu ponto de partida. Neste momento surge um urso. Qual a cor do urso ?

A resposta - não muito difícil - é branca, já que o explorador havia partido (e retornado) exatamente do Pólo Norte.

O verdadeiro desafio é o seguinte: será que existe algum outro ponto na Terra no qual, ao fazer o mesmo trajeto (um quilômetro para o sul, um quilômetro para o leste e um quilômetro para o norte) o explorador retorne ao ponto de partida?

Um desafio atordoante! Mas fique frio!

Há infinitos pontos onde a situação ocorre, além do pólo norte. Basta estar um quilômetro acima de um círculo paralelo ao equador que tenha um quilômetro de comprimento. Ao andar para sul um quilômetro, o explorador chega ao círculo. Andando um quilômetro para leste, ele dá uma volta completa neste círculo e andando um quilômetro para o norte, ele retorna ao ponto inicial. Outros círculos que também podem ser usados são aqueles de comprimento 1/2km, 1/3km, 1/4km, etc. Assim, ele dá mais de uma volta completa, para leste, mas ao caminhar 1km ele acaba no mesmo ponto de partida.

Avalie a dificuldade do Desafio

Pesadelo Pesadelo
Difícil
Pesadelo
Normal
Pesadelo
Fácil
Pesadelo
Fraquinho
Pesadelo

Confira estes artigos incríveis!


Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.