Professor Cardy

web
statistics

Inscreva-se no meu canal do Youtube reativado. Todos os meus cursos e materiais do site (mais de 30 mil páginas) são gratuitos desde 2001 e sua visita, aprendizado e atenção são essenciais. Inscreva-se aqui e incentive a producão de mais vídeos:


Exibindo os registros de 71 a 75 do total de 76 registros disponíveis.

UFSCAR - 2006
Biologia

Os ingredientes básicos do pão são farinha, água e fermento biológico. Antes de ser levada ao forno, em repouso e sob temperatura adequada, a massa cresce até o dobro de seu volume. Durante esse processo predomina a

A) respiração aeróbica, na qual são produzidos gás carbônico e água. O gás promove o crescimento da massa, enquanto a água a mantém úmida.
B) fermentação lática, na qual bactérias convertem o açúcar em ácido lático e energia. Essa energia é utilizada pelos microorganismos do fermento, os quais promovem o crescimento da massa.
C) respiração anaeróbica, na qual os microorganismos do fermento utilizam nitratos como aceptores finais de hidrogênio, liberando gás nitrogênio. O processo de respiração anaeróbica é chamado de fermentação, e o gás liberado provoca o crescimento da massa.
D) fermentação alcoólica, na qual ocorre a formação de álcool e gás carbônico. O gás promove o crescimento da massa, enquanto o álcool se evapora sob o calor do forno.
E) reprodução vegetativa dos microorganismos presentes no fermento. O carboidrato e a água da massa criam o ambiente necessário ao crescimento em número das células de levedura, resultando em maior volume da massa.



subir

UFSCAR - 2007
Biologia

Em várias regiões do mundo, a dieta das populações humanas é predominantemente vegetariana. O aumento da quantidade e qualidade das proteínas vegetais é um dos objetivos das pesquisas agrícolas e muitas se dedicam, por exemplo, ao estudo de microorganismos que vivem associados às raízes de plantas leguminosas. O interesse nesses microorganismos justifica-se porque eles

A) sintetizam proteínas a partir do N2 atmosférico, disponibilizando-as para as plantas.
B) fixam NO2 na forma de nitratos, que podem ser utilizados no metabolismo de proteínas.
C) fixam o N2 atmosférico na forma de cátions amônio, que podem ser utilizados pelas plantas para a síntese de proteínas.
D) sintetizam N2 na forma de nitritos, que podem ser utilizados para a síntese de proteínas.
E) fixam NO2 e NO2 na forma de cátions amônio, que podem ser utilizados no metabolismo das proteínas.



subir

UFSCAR - 2007
Biologia

Suponha um organismo diplóide, 2n = 4, e a existência de um gene A em um dos pares de cromossomos homólogos e de um gene B no outro par de homólogos. Um indivíduo heterozigótico para os dois genes formará

A) 2 tipos de gametas na proporção 1:1.
B) 2 tipos de gametas na proporção 3:1.
C) 4 tipos de gametas nas proporções 9:3:3:1.
D) 4 tipos de gametas nas proporções 1:1:1:1.
E) 4 tipos de gametas na proporção 1:2:1.



subir

UFSCAR - 2007
Biologia

Nas angiospermas, a condução da seiva bruta (água e sais minerais) ocorre das raízes até as folhas, as quais podem estar situadas dezenas de metros acima do nível do solo.
Nesse transporte estão envolvidos

A) elementos do xilema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
B) elementos do floema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.
C) elementos do parênquima, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica e forças de coesão.
D) elementos do parênquima e floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
E) elementos do xilema e do floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.



subir

UFSCAR - 2007
Biologia

Um biólogo encontra uma nova espécie animal de aspecto vermiforme. A princípio, fica em dúvida se este é um representante do Filo Annelida ou Nematoda. Para decidir entre as duas opções, você recomendaria que ele examinasse a presença de

A) simetria bilateral.
B) segmentação corporal.
C) sistema circulatório aberto.
D) sistema digestivo completo.
E) sistema nervoso difuso.



subir





Ferramentas para professores ou estudantes

Maratona Enem

Uma bateria de questões do ENEM para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Gerador de Provas

Coloque os critérios para montar a sua prova escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.

Gerador de Simulados

Coloque os critérios para montar o seu simulado, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.



Maratonas de Estudos

Maratona Raciocínio Quantitativo

Uma bateria de questões que comparam quantidades que estimulam o raciocínio de comparação e percepção visual. Baseado em exames internacionais como o GRE Graduate Record Examination.

Maratona Enem (com ajuda)

Uma bateria de questões do ENEM que apresentam as resoluções para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Maratona Raciocínio Lógico

Uma bateria de questões de lógica ou de raciocínio lógico-dedutivo. Envolve alguns conceitos de álgebra e geometria, mas sem tanta ênfase em partes específicas da matemática.

Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho