web
statistics
visualizações




Eu disponibilizo várias calculadoras no meu site. Uma delas, que faz grande sucesso, é de Porcentagem. Noto que muitas pessoas tem dificuldades no tema e elaborei um formato bem didático para você inserir os dados, na forma de questios. Confira!

Exibindo os registros de 1 a 5 do total de 7 registros disponíveis.

UFAM - 2005
Português

Leia as alternativas abaixo, que se referem ao romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.

I) Não se tem certeza se Capitu de fato traiu Bentinho, principalmente se levarmos em conta que tudo é narrado do ponto de vista deste personagem, que é um ciumento extremado e possui uma natureza imaginativa ao extremo.
II) O autor-personagem é um cinqüentão solitário que reproduz, no Engenho Novo, a casa em que se criara na antiga rua de Mata-Cavalos, com o intuito de restaurar a adolescência na velhice.
III) No estilo narrativo do romance observa-se a técnica dos capítulos quase sempre curtos e, dentro deles, as apóstrofes ao leitor e as digressões ora graves ora humorísticas.
IV) A humilde Capitu revela-se esperta e cativante, insinuando-se vitoriosamente no pequeno mundo de D. Glória, a mãe viúva de Bentinho, vindo a casar-se, posteriormente, com seu companheiro de meninice.

Estão corretas ou são admissíveis:

a) Somente II e III
b) Somente I e III
c) Somente I e IV
d) Somente I, II e IV
e) Todas as alternativas



subir

UERGS - 2005
Português

Considere as afirmações abaixo sobre “Contos Gauchescos”, de Simões Lopes Neto:

I – “Contrabandista” monta um tipo de painel do contrabando em São Paulo, e os efeitos desse meio de vida junto às famílias que dele dependiam.
II – Em “Jogo do Osso”, o narrador, no início, lança o assunto e só depois situa-o no espaço e no tempo, mostrando as antigas festas campeiras, os jogos de azar e os valores envolvidos.
III - Em “O Negro Bonifácio” há uma espécie de emboscada já no título, uma vez que a personagem central é Tudinha, e “todos os machos se estraçalham por ela”.

Quais estão corretas?

A) Apenas a I.
B) Apenas a II.
C) Apenas a III.
D) Apenas a I e a II.
E) Apenas a II e a III.



subir

UERGS - 2005
Português

Sobre o primeiro momento do Modernismo no Brasil, é correto afirmar que:

A) O caráter regionalista dos romances deste período deve-se à reprodução fiel do linguajar típico de cada região.
B) As idéias da Semana de Arte Moderna foram assimiladas de imediato e receberam a adesão da população e da crítica.
C) Os assuntos relacionados à Europa foram o tema central deste período literário, demonstrando o repúdio ao nacionalismo pátrio.
D) A presença de Villa-Lobos numa apresentação da Semana de Arte Moderna demonstra a importância da cultura européia para os brasileiros da época.
E) A expressão das emoções, a realidade do país e os aspectos do dia-a-dia foram os temas preferenciais dos autores desse momento literário, bem como o rompimento com as fórmulas do passado.



subir

UERGS - 2005
Português

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos períodos literários no Brasil.

( ) O Barroco brasileiro caracterizou-se pelo uso de antíteses e de uma literatura conturbada.
( ) A Semana de Arte Moderna foi um marco na Literatura brasileira e aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 1922.
( ) Lima Barreto, Euclides da Cunha e Erico Veríssimo foram autores do Pré-Modernismo brasileiro.
( ) A redução dos personagens à condição de animais, o determinismo do meio e o cientificismo são características do Naturalismo brasileiro.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A) V – F – F – V
B) V – V – F – F
C) F – V – F – V
D) F – F – V – V
E) V – F – V – V



subir

UERGS - 2005
Português

O uso de pseudônimos tornou-se necessário em função do envolvimento político dos autores na luta pela libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa. O bucolismo e o pastoralismo também foram características deste período.

O texto acima refere-se ao

A) Romantismo.
B) Barroco.
C) Modernismo.
D) Arcadismo.
E) Realismo.



subir



Comente

São mais de 50.000 páginas de conteúdo. Não acompanho os diálogos a seguir - por isso, caso você ache alguma pergunta feita pelos usuários e queira contribuir, por favor, deixe o seu parecer - que irá enriquecer o material.




Ferramentas para professores ou estudantes

Maratona Enem

Uma bateria de questões do ENEM para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Gerador de Provas

Coloque os critérios para montar a sua prova escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.

Gerador de Simulados

Coloque os critérios para montar o seu simulado, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.



Maratonas de Estudos

Maratona Raciocínio Quantitativo

Uma bateria de questões que comparam quantidades que estimulam o raciocínio de comparação e percepção visual. Baseado em exames internacionais como o GRE Graduate Record Examination.

Maratona Enem (com ajuda)

Uma bateria de questões do ENEM que apresentam as resoluções para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Maratona Raciocínio Lógico

Uma bateria de questões de lógica ou de raciocínio lógico-dedutivo. Envolve alguns conceitos de álgebra e geometria, mas sem tanta ênfase em partes específicas da matemática.

Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho