Lista de Exercícios - Análise Combinatória

Questão 1 — UNIFESP

Em um edifício residencial de São Paulo, os moradores foram convocados para uma reunião, com a finalidade de escolher um síndico e quatro membros do conselho fiscal, sendo proibida a acumulação de cargos. A escolha deverá ser feita entre dez moradores.
De quantas maneiras diferentes será possível fazer estas escolhas?

A) 64.
B) 126.
C) 252.
D) 640.
E) 1260.

Questão 2 — PUC-RS

O número de anagramas da palavra CONJUNTO que começam por C e terminam por T é

A) 15
B) 30
C) 180
D) 360
E) 720

+ para melhorar o seu preparo no ENEM

Questão 3 — VASSOURAS

Escrevem-se os inteiros positivos em blocos, de modo que o primeiro bloco é formado por um número; o segundo, por dois; o terceiro, por três; e assim, sucessivamente: (1) (2; 3) (4; 5; 6) ...

Em que bloco está o número 2004?

(A) 62º
(B) 63º
(C) 64º
(D) 65º
(E) 66º

Questão 4 — ENEM

Doze times se inscreveram em um torneio de futebol amador. O jogo de abertura do torneio foi escolhido da seguinte forma: primeiro foram sorteados 4 times para compor o Grupo A. Em seguida, entre os times do Grupo A, foram sorteados 2 times para realizar o jogo de abertura do torneio, sendo que o primeiro deles jogaria em seu próprio campo, e o segundo seria o time visitante.

A quantidade total de escolhas possíveis para o Grupo A e a quantidade total de escolhas dos times do jogo de abertura podem ser calculadas através de

A) uma combinação e um arranjo, respectivamente.
B) um arranjo e uma combinação, respectivamente.
C) um arranjo e uma permutação, respectivamente.
D) duas combinações.
E) dois arranjos.

Questão 5 — FUVEST

Dado um quadrado plano ABCD, escolhem-se 3 pontos sobre AB, 5 pontos sobre BC, 2 pontos sobre CD e um ponto sobre AD, de tal modo que nenhum desses pontos coincide com algum vértice do quadrado. Seja X o conjunto dos pontos escolhidos. O número de triângulos com vértices em X é:

(A) 165.
(B) 55.
(C) 61.
(D) 154.
(E) 990.