Professor Cardy

web
statistics

Inscreva-se no meu canal do Youtube reativado. Todos os meus cursos e materiais do site (mais de 30 mil páginas) são gratuitos desde 2001 e sua visita, aprendizado e atenção são essenciais. Inscreva-se aqui e incentive a producão de mais vídeos:

dificuldade

No Brasil a legislação normatiza um teor aproximado de 26% de álcool na gasolina, acima disso o combustível é considerado adulterado, o que gera perda de arrecadação e possíveis danos ao motor automotivo. Um teste simples para obter o teor de álcool na gasolina consiste em misturar 50 mL da amostra de gasolina e 50 mL de uma fraca solução aquosa de hidróxido de sódio e agita-las em uma proveta com tampa. A mistura é imiscível. Após a agitação, percebe-se que o volume da amostra de gasolina diminui e da solução de hidróxido aumenta, o que possibilita calcular a percentagem de álcool existente no hidrocarboneto. Esta diferença de volume, que torna o teste possível, se deve ao fato:

a) Da agitação promover a elevação da curva de polaridade, o que leva a uma diferença de volume, possibilitando calcular o teor de álcool, que é composto de moléculas parcialmente polares.
b) Das moléculas da base só reagirem com álcoois, formando sais básicos, que são insolúveis em gasolina.
c) Da polaridade da gasolina ser superior ao do álcool, levando as moléculas de álcool a migrar para a solução básica.
d) Das moléculas de gasolina serem apolares que as levam a migrar para solução de hidrocarbonetos, enquanto as do álcool são polares e imiscíveis com soluções básicas.
e) Da molécula de álcool ser polarizada, o que a leva a migrar para solução básica polar, enquanto as da gasolina são apolares e imiscíveis com substâncias polares.

Avalie a dificuldade do Exercício

Pesadelo Pesadelo
Difícil
Pesadelo
Normal
Pesadelo
Fácil
Pesadelo
Fraquinho
Pesadelo




Ferramentas para professores ou estudantes

Maratona Enem

Uma bateria de questões do ENEM para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Gerador de Provas

Coloque os critérios para montar a sua prova escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.

Gerador de Simulados

Coloque os critérios para montar o seu simulado, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.



Maratonas de Estudos

Maratona Raciocínio Quantitativo

Uma bateria de questões que comparam quantidades que estimulam o raciocínio de comparação e percepção visual. Baseado em exames internacionais como o GRE Graduate Record Examination.

Maratona Enem (com ajuda)

Uma bateria de questões do ENEM que apresentam as resoluções para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Maratona Raciocínio Lógico

Uma bateria de questões de lógica ou de raciocínio lógico-dedutivo. Envolve alguns conceitos de álgebra e geometria, mas sem tanta ênfase em partes específicas da matemática.

Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho