Professor Cardy

web
statistics

Inscreva-se no meu canal do Youtube reativado. Todos os meus cursos e materiais do site (mais de 30 mil páginas) são gratuitos desde 2001 e sua visita, aprendizado e atenção são essenciais. Inscreva-se aqui e incentive a producão de mais vídeos:

dificuldade

Uma pessoa abre a geladeira, verifica verifica o que há dentro e depois fecha a porta dessa geladeira. Em seguida, ela tenta abrir a geladeira novamente, mas só consegue fazer depois de exercer uma força mais intensa do que o habitual.

A dificuldade extra para abrir a geladeira ocorre porque o(a)

A) O volume de ar dentro da geladeira diminuiu.

B) O motor da geladeira está funcionando com potência máxima.

C) Força exercida pelo o ímã na porta da geladeira aumenta.

D) Pressão no interior da geladeira está abaixo da pressão externa.

E) A temperatura no interior da geladeira é inferior ao valor existente antes de ela ser aberta.

Considerando a geladeira em funcionamento normal, calibrada para uma temperatura inferior ao do ambiente, a temperatura do ar no seu interior deverá ser menor que a temperatura do ar no seu exterior.

Admitindo-se que o ar seja um gás ideal e como o número de mols (`n`) é constante, tem-se que: `\frac{P*V}{T} = k_1`, onde `k_1` é uma constante positiva. Além disso como o volume interno da geladeira `V` também é constante, vamos usar que `V=k_2` e assim temos `\frac{P*k_2}{T} = k_1 <=> P = (\frac{k_1}{k_2})T`. Logo `P` e `T` são diretamente proporcionais. Ao diminuir a temperatura `T`, tem-se que a pressão interna `P` também é reduzida. Portanto a pressão interna estará abaixo da pressão externa, dificultando a abertura da porta da geladeira.



D

Avalie a dificuldade do Exercício

Pesadelo Pesadelo
Difícil
Pesadelo
Normal
Pesadelo
Fácil
Pesadelo
Fraquinho
Pesadelo

Ferramentas para professores ou estudantes

Maratona Enem

Uma bateria de questões do ENEM para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Gerador de Provas

Coloque os critérios para montar a sua prova escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.

Gerador de Simulados

Coloque os critérios para montar o seu simulado, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.



Maratonas de Estudos

Maratona Raciocínio Quantitativo

Uma bateria de questões que comparam quantidades que estimulam o raciocínio de comparação e percepção visual. Baseado em exames internacionais como o GRE Graduate Record Examination.

Maratona Enem (com ajuda)

Uma bateria de questões do ENEM que apresentam as resoluções para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Maratona Raciocínio Lógico

Uma bateria de questões de lógica ou de raciocínio lógico-dedutivo. Envolve alguns conceitos de álgebra e geometria, mas sem tanta ênfase em partes específicas da matemática.

Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho