Professor Cardy

web
statistics

Inscreva-se no meu canal do Youtube reativado. Todos os meus cursos e materiais do site (mais de 30 mil páginas) são gratuitos desde 2001 e sua visita, aprendizado e atenção são essenciais. Inscreva-se aqui e incentive a producão de mais vídeos:

dificuldade

Certos tipos de superfícies na natureza podem refletir luz de forma a gerar um efeito de arco-íris. Essa característica é conhecida como iridescência e ocorre por causa do fenômeno da interferência de película fina. A figura ilustra o esquema de uma fina camada iridescente de óleo sobre uma poça d’água. Parte do feixe de luz branca incidente (1) reflete na interface ar/óleo e sofre inversão de fase (2), o que equivale a uma mudança de meio comprimento de onda. A parte refratada do feixe (3) incide na interface óleo/água e sofre reflexão sem inversão de fase (4). O observador indicado enxergará aquela região do filme com coloração equivalente à do comprimento de onda que sofre interferência completamente construtiva entre os raios (2) e (5), mas essa condição só é possível para uma espessura mínima da película. Considere que o caminho percorrido em (3) e (4) corresponde ao dobro da espessura `E` da película de óleo.

Disponível em http://2011.igem.org Acesso em: 18 nov. 2014 (adaptado)

Expressa em termos do comprimento de onda (`\lambda`), a espessura mínima é igual a

A) `\lambda/4`

B) `\lambda/2`

C) `\frac{3\lambda}{4}`

D) `\lambda`

E) `2\lambda`

Para que ocorra ainterferência completamente construtiva entre os raios (2) e (5), em fase, a diferença de caminhos deve ser um múltiplo ímpar de `\lambda/2`, ou seja, `n*\lambda/2` (com `n = 1,3,5,7...`.

O feixe (5) percorre uma distância `2E` a mais que o feixe (2) no interior da camada fina de óleo, sua a diferença de caminhos. Logo:

`2E=n*\lambda/2`

Para `n=1`:

`2E=1*\lambda/2`

`E=\lambda/4`



A

Avalie a dificuldade do Exercício

Pesadelo Pesadelo
Difícil
Pesadelo
Normal
Pesadelo
Fácil
Pesadelo
Fraquinho
Pesadelo

Ferramentas para professores ou estudantes

Maratona Enem

Uma bateria de questões do ENEM para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Gerador de Provas

Coloque os critérios para montar a sua prova escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.

Gerador de Simulados

Coloque os critérios para montar o seu simulado, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.



Maratonas de Estudos

Maratona Raciocínio Quantitativo

Uma bateria de questões que comparam quantidades que estimulam o raciocínio de comparação e percepção visual. Baseado em exames internacionais como o GRE Graduate Record Examination.

Maratona Enem (com ajuda)

Uma bateria de questões do ENEM que apresentam as resoluções para serem feitas até chegar aos 1.000 pontos. Ganham-se pontos por eficiência e as questões aumentam ou diminuem de valor a medida que se acertam ou erram as questões anteriores.

Maratona Raciocínio Lógico

Uma bateria de questões de lógica ou de raciocínio lógico-dedutivo. Envolve alguns conceitos de álgebra e geometria, mas sem tanta ênfase em partes específicas da matemática.

Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho