Este exercícios já recebeu 39 avaliações.



O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modi?cação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modi?cação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos:
estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre

A) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados

B) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos

C) pelo uso de materiais com alta capacidade de re?exão no topo dos edifícios

D) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades

E) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre



A diminuição da evapotranspiração* pela impermeabilização das superfícies urbanas e redução de áreas verdes nas cidades tendo muito reduzida a fração de área vegetada em áreas fortemente urbanizadas diminui a extensão das superfícies de evaporação (lagos, rios) e de evapotranspiração (parques, bosques, jardins, bulevares).

A impermeabilização dos solos devido à pavimentação e desvio da água por bueiros e galerias de esgoto contribui fortemente para a redução do processo de evaporação e evapotranspiração urbana, modificando o balanço hídrico da superfície urbana podendo aumentar a vulnerabilidade da população a enchentes ou deslizamentos de terra em superfiícies inclinadas.

 

(*) Evapotranspiração é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração. Esses dois processos ocorrem concomitantemente e, devido à sua necessidade de mensuração (ou estimação), denominou-se evapotranspiração



D

Avalie a dificuldade do Exercício

Pesadelo Pesadelo
Difícil
Pesadelo
Normal
Pesadelo
Fácil
Pesadelo
Fraquinho
Pesadelo

Comentários

Ferramentas para professores ou estudantes

Gerador de Listas

Coloque os critérios para montar a sua lista personalizada de exercícios escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua lista personalizada.

Gerador de Provas

Coloque os critérios para montar a sua prova escolhendo uma disciplina, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.

Gerador de Simulados

Coloque os critérios para montar o seu simulado, filtrando questões por matéria, instituição ou quantidade de problemas dentro da sua prova personalizada.



Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho
Número de questões
10/simulado
  • Questões dinâmicas
  • Relatório de desempenho