Exercícios > ENEM


Registros 31 a 36 de 36.



ENEM - 2011 ( Química )

Pesadelo

O peróxido de hidrogênio é comumente utilizado como antisséptico e alvejante. Também pode ser empregado em trabalhos de restauração de quadros enegrecidos e no clareamento de dentes. Na presença de soluções ácidas de oxidantes, como o permanganato de potássio, este óxido decompõe-se, conforme a equação a seguir:

`5H_2O_2 + 2KMnO_{4(aq)} + 3H_2SO_{4(aq)} -> 5O_{2(g)}+2MnSO_{4(aq)}+ K_2SO_{4(aq)}+8H_2O_{(l)}`

ROCHA-FILHO, R. C. R.; SILVA, R. R. Introdução aos Cálculos da Química. São Paulo: McGraw-Hill, 1992.

De acordo com a estequiometria da reação descrita, a quantidade de permanganato de potássio necessária para reagir completamente com 20,0 mL de uma solução 0,1 mol/L de peróxido de hidrogênio é igual a

A) 2,0 ⋅ 100 mol.

B) 2,0 ⋅ 10–3 mol.

C) 8,0 ⋅ 10–1 mol.

D) 8,0 ⋅ 10–4 mol.

E) 5,0 ⋅ 10–3 mol.

Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

ENEM - 2011 ( Física )

Pesadelo

Um tipo de vaso sanitário que vem substituindo as válvulas de descarga está esquematizado na figura. Ao acionar a alavanca, toda a água do tanque é escoada e aumenta o nível no vaso, até cobrir o sifão. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a pressão. Assim, a água desce levando os rejeitos até o sistema de esgoto. A válvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relação às válvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de água.

Faça você mesmo. Disponível em:
http://www.facavocemesmo.net. Acesso em: 22 jul. 2010.

A característica de funcionamento que garante essa economia é devida

A) à altura do sifão de água.

B) ao volume do tanque de água.

C) à altura do nível de água no vaso.

E) à eficiência da válvula de enchimento do tanque.

D) ao diâmetro do distribuidor de água.

Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

ENEM - 2011 ( Física )

Pesadelo

Em um experimento realizado para determinar a densidade da água de um lago, foram utilizados alguns materiais conforme ilustrado: um dinamômetro D com graduação de 0 N a 50 N e um cubo maciço e homogêneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibração do dinamômetro, constatando-se a leitura de 30 N quando o cubo era preso ao dinamômetro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na água do lago, até que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24 N no dinamômetro.

Considerando que a aceleração da gravidade local é de 10 m/s², a densidade da água do lago, em g/cm³, é

A) 0,6.

B) 1,2.

C) 1,5.

D) 2,4.

E) 4,8.

Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

ENEM - 2011 ( Química )

Pesadelo

A bile é produzida pelo fígado, armazenada na vesícula biliar e tem papel fundamental na digestão de lipídeos. Os sais biliares são esteroides sintetizados no fígado a partir do colesterol, e sua rota de síntese envolve várias etapas. Partindo do ácido cólico representado na figura, ocorre a formação dos ácidos glicocólico e taurocólico; o prefixo glico- significa a presença de um resíduo do aminoácido glicina e o prefixo tauro-, do aminoácido taurina.

ácido cólico

UCKO, D. A. Química para as Ciências da Saúde: uma Introdução à Química Geral,
Orgânica e Biológica. São Paulo: Manole, 1992 (adaptado).

A combinação entre o ácido cólico e a glicina ou taurina origina a função amida, formada pela reação entre o grupo amina desses aminoácidos e o grupo

A) carboxila do ácido cólico.

B) aldeído do ácido cólico.

C) hidroxila do ácido cólico.

D) cetona do ácido cólico.

E) éster do ácido cólico.

Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao


ENEM - 2011 ( Biologia )

Pesadelo

Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla-hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

A) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.

B) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.

C) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.

D) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.

E) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

ENEM - 2011 ( Química )

Pesadelo

A pele humana, quando está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera. Para evitar o ressecamento da pele é necessário, sempre que possível, utilizar hidratantes umectantes, feitos geralmente à base de glicerina e polietilenoglicol:

Glicerina

Polietilenoglicol

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).

A retenção de água na superfície da pele promovida pelos hidratantes é consequência da interação dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de

A) ligações iônicas.

B) forças de London.

C) ligações covalentes.

D) forças dipolo-dipolo.

E) ligações de hidrogênio.

Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

ENEM - 2011 ( Biologia )

Pesadelo

O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas de algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichogramma sp. introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo os das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até níveis que não prejudiquem a cultura.

A técnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichogramma sp. consiste na

A) introdução de um parasita no ambiente da espécie que se deseja combater.

B) introdução de um gene letal nas borboletas, a fim de diminuir o número de indivíduos.

C) competição entre a borboleta e a microvespa para a obtenção de recursos.

D) modificação do ambiente para selecionar indivíduos melhor adaptados.

E) aplicação de inseticidas a fim de diminuir o número de indivíduos que se deseja combater.

Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

ENEM - 2011 ( Química )

Pesadelo

Um dos problemas dos combustíveis que contêm carbono é que sua queima produz dióxido de carbono. Portanto, uma característica importante, ao se escolher um combustível, é analisar seu calor de combustão (`\DeltaH_c^0`), definido como a energia liberada na queima completa de um mol de combustível no estado padrão. O quadro seguinte relaciona algumas substâncias que contêm carbono e seu `\DeltaH_c^0`.

Substância

Fórmula

`\DeltaH_c^0(\frac{\text{kJ}}{\text{mol}})`

benzeno
`C_6H_{6(l)}`
-3268
etanol
`C_2H_5OH_{(l)}`
-1368
glicose
`C_6H_{12}O_{6(s)}`
-2808
metano
`CH_{4(g)}`
-890
octano
`C_8H_{18(l)} `
-5471


ATKINS, P. Princípios de Química. Bookman, 2007 (adaptado).

Neste contexto, qual dos combustíveis, quando queimado completamente, libera mais dióxido de carbono no ambiente pela mesma quantidade de energia produzida?

A) Benzeno.

B) Metano.

C) Glicose.

D) Octano.

E) Etanol.

Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao

ENEM - 2011 ( Química )

Pesadelo

Certas ligas estanho-chumbo com composição específica formam um eutético simples, o que significa que uma liga com essas características se comporta como uma substância pura, com um ponto de fusão definido, no caso 183ºC. Essa é uma temperatura inferior mesmo ao ponto de fusão dos metais que compõem esta liga (o estanho puro funde a 232ºC e o chumbo puro a 320ºC), o que justifica sua ampla utilização na soldagem de componentes eletrônicos, em que o excesso de aquecimento deve sempre ser evitado. De acordo com as normas internacionais, os valores mínimo e máximo das densidades para essas ligas são de 8,74 g/mL e 8,82 g/mL, respectivamente. As densidades do estanho e do chumbo são 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente.

Um lote contendo 5 amostras de solda estanho-chumbo foi analisado por um técnico, por meio da determinação de sua composição percentual em massa, cujos resultados estão mostrados no quadro a seguir.

 

Amostra

Porcentagem de
Sn (%)

Porcentagem de
Pb (%)

I
60
40
II
62
38
III
65
35
IV
63
37
V
59
41


Disponível em: http://www.eletrica.ufpr.br.

Com base no texto e na análise realizada pelo técnico, as amostras que atendem às normas internacionais são


A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) III e V.

E) IV e V.

Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao


ENEM - 2011 ( Biologia )

Pesadelo

O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismos não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da

A) alta concentração de macrófagos.

B) elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.

C) aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.

D) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.

E) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

Saiba mais sobre esta questaoImprima esta questao


Registros 31 a 36 de 36.



 

Professor Cardy
Simulado Enem 2014

Simulado ENEM 2014

Teste seus conhecimentos com questões do ENEM

Aprenda mais sobre isso!

Simulado FUVEST

Simulado FUVEST 2014

Teste seus conhecimentos com questões da FUVEST

Aprenda mais sobre isso!

Simulado Pesadelo

Simulado Pesadelo

Teste seus conhecimentos com questões mais difíceis do site

Aprenda mais sobre isso!

Simulado Raciocínio Lógico

Simulado Raciocínio Lógico

Teste seus conhecimentos com questões de Raciocínio Lógico

Aprenda mais sobre isso!

Calculadora de Porcentagem

Calculadora de Porcentagem

Utilize o aplicativo para aprender porcentagem

Aprenda mais sobre isso!

Calculadora de Imposto de Renda

Calculadora de Imposto de Renda

Retido na Fonte mensal

Aprenda mais sobre isso!

Gerador de Provas

Desafios de Lógica

Desafios de Raciocínio Lógico

Aprenda mais sobre isso!

Gerador de Listas de Exercícios

Gerador de Listas de Exercícios

De todas as disciplinas do Ensino Médio

Aprenda mais sobre isso!




 

ProfCardy.Com

2001 — 2014

14 anos on line!
GRATUITAMENTE, com acesso TOTAL e completamente liberado!